Projeto de Lei de Renato Câmara sobre prevenção do Câncer Colorretal é aprovado por unanimidade

De acordo com dados do Inca apenas em 2020, houve 17.760 novos casos de câncer colorretal em homens e de 16.590 novos casos em mulheres

Cb image default

Autor do projeto, deputado Renato Câmara foi procurado por médicos da área para trazer à âmbito estadual a campanha “Março Azul-Marinho” / Foto: Divulgação

Sempre atuante pelas causas relacionadas à saúde, o deputado estadual Renato Câmara teve aprovado nesta quarta-feira (8/6) o Projeto de Lei 027/2022, de sua autoria, que institui em todo o Mato Grosso do Sul, o Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal, denominado 'Março Azul-Marinho'. A doença é a terceira causa de morte por câncer para homens e mulheres no Brasil.

O projeto do parlamentar tem o objetivo de informar a população sobre a doença, os sintomas e o que fazer em caso de suspeita, uma vez que o diagnostico precoce pode diminuir a taxa de mortalidade.

“Esse é um passo muito importante e que pode salvar vidas. Nossa intenção é mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos do câncer colorretal. Para isso, vamos reunir esforços para a realizar ações e campanhas informativas e preventivas sobre o tema”, explica Renato Câmara.

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. Ele se origina a partir de um pólipo adenomatoso que posteriormente sofre alterações progressivas nas células. A principal forma de prevenção é o rastreamento por exames como colonoscopias, que visam detectar e retirar os pólipos antes de se degenerarem em câncer.

“Esse é um movimento nacional e eu fui procurar por urologistas e proctologistas do nosso Estado, para também buscar o apoio e adesão das instituições locais e fazer desse um trabalho de conscientização à âmbito do Mato Grosso do Sul”, O pedido para trazer essa campanha nacional no âmbito do Mato Grosso do Sul chegou até mim através de profissionais da área, como proctologistas e urologistas, Conforme as informações do INCA, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o rastreamento por exames como colonoscopias, que visam detectar e retirar os pólipos antes de se degenerarem em câncer”, ressalta o deputado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apenas em 2020, houve 17.760 novos casos de câncer colorretal em homens e de 16.590 novos casos em mulheres. Ele é o terceiro tipo mais comum de câncer.

Nos homens, ele é o terceiro tipo de câncer mais incidente, sendo o primeiro o de próstata, respondendo por 29,2% do total, e o segundo o câncer de traqueia, brônquio e pulmão, totalizando 9,1 % de todos os casos. Já nas mulheres ele é o segundo tipo mais comum, só perdendo para o câncer de mama, que é responsável por 29,7% do total de novos casos.

Em relação à mortalidade, o câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer para homens e mulheres, sendo responsável por 8% e 9,3%, respectivamente, dos óbitos por neoplasias de forma geral.

Aprovado por unanimidade em segunda discussão e votação na sessão desta quarta-feira da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei que institui em âmbito estadual a campanha “Março Azul-Marinho”, de autoria do deputado Renato Câmara, segue agora para a sanção do governador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.