Promover o conhecimento através de vivências práticas e troca de experiências é o que motivou a Sicredi Centro-Sul MS a realizar viagens para dois grupos. O primeiro grupo fez visitas técnicas de intercooperação e troca de conhecimentos com vários sistemas cooperativos de crédito do sul do país.
Ao todo, foram 34 pessoas, sendo: presidente e vice-presidente atuais, presidente e vice-presidente eleitos que deverão tomar posse nos próximos meses, membros dos conselhos de administração, fiscal e consultivos atuais e eleitos para próxima gestão, além de Coordenadores de Núcleo, associados e colaboradores.
O objetivo da viagem foi conhecer de perto o funcionamento, estrutura de governança, organização, ações de relacionamento com o associado e projetos de envolvimento social com a comunidade, a fim de trocar experiências e boas práticas e absorver ainda mais as essências cooperativistas realizadas pelas coirmãs.
Ao todo, foram realizadas 8 visitas, em 5 diferentes sistemas cooperativistas de crédito, entre eles: Sicredi, Ailos, Sicoob, Unicred e Cresol.
De acordo com o presidente eleito da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, este foi um grande momento de reforçar o sexto princípio do cooperativismo: Intercooperação. “Tivemos a oportunidade de visitar grandes Cooperativas e Centrais de diferentes Sistemas Cooperativos e, com eles, trocar experiências e estimular a criação de ideias para as futuras e atuais lideranças da nossa Cooperativa, para que juntos possamos trabalhar a essência do cooperativismo e transformar a vida das pessoas da nossa comunidade”, afirma o presidente eleito.
Engajamento
Já o segundo grupo foi formado por 40 pessoas, dentre eles Coordenadores de núcleo, que visitaram o CAS - Centro Administrativo do Sicredi, a Sicredi Pioneira e fizeram um passeio turístico na Serra Gaúcha.
O roteiro tinha como objetivo gerar informação e conhecimento, desenvolvendo e engajando os coordenadores sobre a origem do cooperativismo de crédito e entender o funcionamento e grandeza do sistema Sicredi como um todo.
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, reforça o engajamento das pessoas para a disseminação dos valores do cooperativismo. “Na oportunidade, nossos Coordenadores de Núcleo puderam conhecer toda a estrutura física do Centro Administrativo do Sicredi que faz todas as operações nacionais do Sistema. E, além disso, puderam visitar a Linha Imperial e a Sicredi Pioneira em Nova Petrópolis (RS), onde há 120 anos atrás surgiu a primeira cooperativa de crédito da América Latina”, finaliza Masiero.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Atualmente, são mais de 111 mil associados atendidos pela Cooperativa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.