Renato Câmara pede o tombamento da ponte de madeira sobre o rio Ivinhema

Na sessão desta terça-feira (25), o deputado Renato Câmara (PMDB) solicitou o tombamento da ponte de madeira sobre o rio Ivinhema ao governo do estado e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma maneira de preservar a história da região.

Por meio de uma indicação, o parlamentar pediu que a ponte de madeira que fica sobre o rio Ivinhema na MS-141, entre os municípios de Angélica e Nova Andradina, seja tombada como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul. A ponte, que tem 172 metros de extensão e é uma das maiores de madeira no estado, é o marco do desenvolvimento da região que, anteriormente a sua construção, dependia de balsas para realizar a travessia do rio. Atualmente, tornou-se referência sociocultural e geográfica para os turistas e moradores dessas cidades.

Para o deputado Renato Câmara, o desenvolvimento deve caminhar ao lado da preservação das memórias históricas, “a construção da ponte de concreto atende as necessidades da modernidade, foi imprescindível para o contínuo desenvolvimento da região. No entanto, essa ponte de madeira tornou-se uma lembrança dos primeiros anos do progresso das cidades do Vale do Ivinhema, além de ser uma das maiores pontes de madeira do nosso estado. Essa memória deve ser preservada”.

Com o tombamento, o estado fica responsável pela preservação e manutenção do bem que passa a ser considerado patrimônio histórico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.