Agências dos Correios farão pedidos de auxílio-doença do INSS

Iniciativa iniciada no Nordeste será ampliada para 2,2 mil municípios até 2025

Cb image default
Agência do INSS, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou, na segunda-feira (14/10), a ampliação do acordo que permite a solicitação do benefício por incapacidade temporária, por meio da plataforma Atestmed, em agências dos Correios.

Conforme a assessoria de comunicação do instituto, a medida busca facilitar o acesso ao antigo auxílio-doença em quase 2,6 mil agências da estatal a partir do próximo ano. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou que a intenção é reduzir o prazo de resposta aos pedidos feitos pela plataforma para 15 dias, em comparação com os atuais 30 dias.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que o principal objetivo da parceria é levar os serviços do INSS a regiões mais remotas do país. Além disso, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que essa iniciativa busca evitar intermediários e facilitar o acesso da população aos serviços, atendendo diretamente às necessidades dos segurados.

Até julho de 2023, foram registrados mais de 4 milhões de requerimentos via Atestmed, com mais de 2 milhões de benefícios concedidos. A parceria começou como um projeto piloto no primeiro semestre de 2023 em duas cidades do Nordeste: Fortaleza e Aracaju, com a participação de 11 agências.

O que é Atestmed? - A plataforma é um serviço online que possibilita a solicitação do benefício sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial. Com a nova parceria, funcionários dos Correios estarão disponíveis para auxiliar os segurados na realização do requerimento, além de digitalizar o atestado médico e outros documentos que serão enviados pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Também será possível iniciar o processo pela Central 135 do INSS e finalizar na agência dos Correios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.