Eclipse parcial da Lua acontecerá nesta terça-feira (17) e poderá ser visto no Brasil por volta das 22h10 (de MS), desde que não fique nublado ou haja fumaça onde o observador esteja. O fenômeno astronômico será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, pelo canal do Youtube.
O membro do Clube de Astronomia Carl Sagan, Henrique Arcuri, explica que os espectadores de Mato Grosso do Sul poderão ficar de fora do "evento", devido a fumaça que paira sobre o céu do estado desde o dia 5 deste mês. "A fumaça irá atrapalhar muito, pois ela diminui o brilho da lua e a percepção do sombreamento é diminuída", afirmou.
Segundo ele, este é um eclipse de baixa ocultação, e só uma "pontinha" da Lua vai entrar na área de sombreamento. "Como será um eclipse de 3,5% de ocultação, o que já é difícil de visualizar, fica mais difícil ainda por causa da fumaça", finalizou Henrique.
Conforme o texto do observatório, a transmissão começará com o eclipse penumbral, por volta das 20h40. A astrônoma Josina Nascimento explica que no eclipse parcial, a Lua começa a passar pela umbra (sombra escura da Terra), o que faz com que parte dela escureça.
Segundo ela, a Lua começa a passar pela umbra, e faz com que uma parte dela escureça. "À medida que ela avança na umbra, ela vai ficando com uma 'mordidinha' escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial", explicou o texto.
O início do eclipse parcial está previsto para acontecer às 22h12, com seu máximo previsto para às 22h44. O término do eclipse parcial será às 22h44, já o eclipse penumbral deve acabar às 0h47. Ainda conforme a astrônoma, não é preciso nenhum equipamento especial para ver o eclipse, visto que não há risco aos olhos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.