No dia 27 de julho, a Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa - promoveu mais um encontro presencial do Comitê Jovem que reuniu os membros para um workshop com o professor Marcelo Elias, que trouxe como tema “Gestão de Mudanças”. O evento aconteceu no período da manhã, na pizzaria Nonna Noemia.
O professor é mestre em Inovação e especialista em cultura organizacional. Segundo ele, uma das maiores certezas da vida é de que tudo muda, e por isso a importância de as pessoas acompanharem esses processos em suas vidas, tanto pessoal quanto profissional. “Refletimos sobre mudanças, sobre a importância de se adaptar, de inovar, de ser diferente, de fazer a diferença. Foi muito importante estar aqui, porque eu não apenas compartilhei algumas ideias e reflexões, mas eu também saí melhor aprendendo coisas maravilhosas com os membros, exemplos muito importantes, dificuldades que precisamos superar, todos juntos”, disse.
A palestra abordou temas como a transformação, adaptação, mudanças pessoais e profissionais e a importância de aproveitar oportunidades quando elas surgem. Dentre os tópicos abordados, estavam Transformação e Oportunidades; História de Vida e Carreira; Gestão da Mudança; Questões Sociais e Econômicas; Experiências Pessoais e Profissionais; Motivação e Superação e Valores em Relações que apresentaram a importância de adaptação e preparação para mudanças.
Em março, o Comitê Jovem reuniu seus membros para um encontro presencial que teve a participação do doutor em Educação, Rafael Pressoto, que trouxe a importância do afeto nas relações pessoais e profissionais, para o estabelecimento de uma abordagem eficiente para chegar até as pessoas. Nas dinâmicas com o grupo, o palestrante destacou a importância do trabalho em equipe, da força, confiança, coragem e cooperação que movem as ações, além do autocuidado para o fortalecimento de si próprio.
Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Comitê Jovem é de suma importância para a Cooperativa, principalmente pela sua possibilidade de mudança de realidades. “Nós acreditamos que essa geração é capaz de transformar o mundo e o Comitê Jovem surge então como espaço de ideias, para troca de experiências, para construção de novos projetos e propostas que têm como base a cooperação em prol de uma sociedade mais solidária. A ideia é estimulá-los para uma participação ativa no cooperativismo, oportunizando também espaço para mudanças, para o desenvolvimento e para o fortalecimento do espírito de liderança”, destacou.
Os jovens do Comitê Jovem
A advogada e empresária Larissa Falchi, que desde o ano passado integra o Comitê Jovem, destaca que a abordagem foi enriquecedora. “O mundo está mudando todo o tempo, principalmente com as novas tecnologias que vão surgindo. As técnicas que ele apresentou fazem com que quando aplicadas, a gente possa gerir melhor essas mudanças na nossa vida, porque muitas vezes a gente sofre com as mudanças que vão acontecendo por não saber lidar. São técnicas que podem ser aplicadas não só na nossa vida profissional, mas também na nossa vida pessoal fazendo com que as elas sejam mais positivas e não impactem tanto”.
Larissa disse que todo encontro do Comitê Jovem é sempre uma troca. “A expectativa para os próximos encontros é de aprendizado, de crescimento, pois é o que essa participação no Comitê nos proporciona. E o nosso objetivo é levar um pouco do cooperativismo para os jovens, para que eles se engajem também na comunidade” destacou.
A fotógrafa Laura Ávila, membra do Comitê Jovem, destacou que as mudanças têm que ocorrer antes da necessidade surgir. “Se você precisa mudar de hábito alimentar, porque sua saúde está em risco, não é muito melhor fazer essa mudança antes que sua saúde fique em risco? Sempre falarmos de mudança, podemos prever o que pode acontecer e, dessa forma, evitar com que esses imprevistos ocorram”.
O assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Weverton Grein, falou que ouvir sobre gestão de mudança, abre os horizontes. “A gestão de mudança requer visualizar e pensar no amanhã”, disse.
Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA
A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 140 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio. O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelo telefone 0800 724 4770.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.