Golpistas criam "abono natalino" para roubar dados do Bolsa Família

É falsa a informação de que a União depositaria R$ 630 por meio do Pix

Cb image default
Simulação de transferência eletrônica via Pix. Imagem / Agência Brasil

O governo federal emitiu um alerta nesta terça-feira (31) sobre um golpe em que golpistas criaram um falso “Abono Natalino” para enganar cidadãos. A fraude é disseminada por meio de mensagens que prometem o pagamento de R$ 630 via Pix. Os criminosos incluem informações falsas, como uma data limite para o saque da quantia, com o objetivo de aumentar a pressão e fazer as vítimas clicarem no link malicioso.

Através de nota à imprensa, a Secretaria de Comunicação Social esclarece que não existe esse programa e orienta a população a tomar cuidado com links suspeitos.

"O golpe leva os usuários a um site fora do Brasil, o que é um sinal claro de fraude, já que todos os sites oficiais do Governo Federal possuem domínios .br. Além disso, os golpistas associam a farsa ao programa Bolsa Família, confundindo ainda mais os cidadãos", diz o texto.

Vale lembrar que no início de dezembro, o programa "Brasil Contra Fake" já desmentiu rumores sobre o pagamento de 13º salário para beneficiários do programa.

Por fim, o governo  recomenda que, em caso de dúvida, os cidadãos verifiquem informações diretamente no portal oficial Gov.br. "O site reúne todos os dados verificados e seguros sobre programas do governo. A orientação é desconfiar de ofertas de dinheiro fácil e sempre checar antes de tomar qualquer decisão", finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.