Governo lançará aplicativo que bloqueia celulares furtados

Bloqueio poderá ser feito por contatos autorizados e também pelo próprio usuário

Cb image default
Aparelhos celulares e baterias amontoados. (Foto: Arquivo/Luciano Muta)

O Governo Federal anunciou que lançará nesta terça-feira (19) uma medida que promete bloquear de forma mais rápida celulares roubados ou furtados. O anúncio foi oficializado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

"Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos", escreveu Cappelli em sua conta no X (antigo Twitter).

A ideia é lançar um aplicativo e um site onde o usuário poderá cadastrar previamente seu celular para que, em caso de furto ou roubo, pessoas de confiança consigam bloquear o aparelho.

O serviço terá como responsabilidade a coleta de informações pertinentes ao aplicativo e a comunicação aos participantes quando solicitado pelo usuário. A iniciativa é uma parceria com Anatel, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABR Telecom, encarregada do recebimento das comunicações enviadas pelo usuário para bloqueio do terminal telefônico em até um dia útil após a comunicação, e com os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o Brasil registrou um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares no período de um ano, saindo de 853 mil casos em 2021 para 999,2 mil ocorrências no ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.