O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão da disponibilização, exibição e oferta do filme 'Como se tornar o pior aluno da escola', de Danilo Gentili, que está sendo associada à pedofilia.
Além do humorista, Fábio Porchat também se tornou alvo das mesmas acusações. O Ministro da Justiça Anderson Torres compartilhou um trecho do despacho, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira(15).
O documento determina que a Netflix, Telecine, Globoplay, YouTube, Apple e Amazon suspendam a exibição e oferta do filme de 2017, 'tendo em vista a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista'.
Se as plataformas não cumprirem a determinação em cinco dias, uma multa diária no valor de R$ 50 mil será aplicada.
O @JusticaGovBR , por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, determinou cautelarmente que as plataformas que possuem o filme “Como se tornar o pior aluno da escola' em seu portfólio suspendam sua exibição imediatamente. O não cumprimento resulta em multa diária de R$ 50 mil. pic.twitter.com/lfT1QSehz4
Em 'Como se Tornar o Pior Aluno da Escola', Fábio Porchat interpreta Cristiano, um homem com desvios sexuais e dono do caderno que o ex-colega (papel de Danilo Gentili) roubou na escola para escrever o guia de 'pior aluno'. O caderno é encontrado pelos protagonistas adolescentes Pedro (Daniel Pimentel) e Bernardo (Bruno Munhoz).
Na cena mais polêmica, que viralizou no último domingo (13), Cristiano aparece tentando seduzi-los. Ao mediar um conflito entre os dois, o personagem de Porchat diz: 'Vamos esquecer isso tudo, deixar isso de lado? A gente esquece o que aconteceu e, em troca, vocês batem uma punheta pro tio'.
A cena vem sendo acusada de apologia à pedofilia e, por isso, o Ministério da Justiça determinou a proibição de qualquer exibição do mesmo. Para Danilo Gentili, ela está sendo retirada de contexto, já que foi o vilão da história quem fez a proposta aos garotos.
Em entrevista ao UOL, o apresentador do 'The Noite' garantiu: 'O propósito é óbvio: retratar o vilão como hipócrita e pedófilo. Repito: o vilão. A frase que resume tanto o livro quanto o filme é 'questione antes de obedecer'. O vilão do filme que comete esse ato abjeto é uma sátira aos que posam de moralistas e politicamente corretos em público mas que escondido fazem essas coisas horríveis', declarou Danilo.
'O recado da cena é que não importa a sua idade, você deve sempre questionar antes de obedecer uma ordem. Se não tivessem cortado propositadamente a cena antes de compartilhar, daria para perceber com clareza', concluiu o diretor do filme.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.