Lua Rosa e chuva de meteoros: Confira o calendário astronômico de abril em MS

Eventos poderão ser observados a olho nu

Cb image default
Lua Cheia visível em Campo Grande (Madu Livramento)

Abril será um mês de eventos astronômicos repletos de fenômenos celestes que poderão ser vistos a olho nu em Mato Grosso do Sul. Um dos mais aguardados pelos fascinados em astronomia será a Lua Cheia Rosa, alinhamento de planetas e a chuva de meteoros Líridas.

Caso as condições meteorológicas favoreçam, os eventos poderão ser observados sem a necessidade de equipamentos. Basta estar em um local com pouca poluição luminosa.

Lua próxima a Marte

Apesar de difícil observação a olho nu, no dia 5 de abril a Lua estará próxima a Marte. Segundo o Star Walk, o satélite natural da Terra estará com 10% de iluminação próxima a Marte.

Lua Cheia Rosa

A partir do dia 13, a Lua Cheia estará mais brilhante. O fenômeno leva o nome Lua Rosa, em especial pela proximidade da Páscoa. O Star Walk explica que a Lua não fica rosa, mas que leva o nome após ser reconhecida por povos originários da América por representar a cor do flox selvagem.

“O flox é uma das primeiras flores a desabrochar neste mês. Seja qual for a cor, caminhar sob a Lua Cheia desfrutando das primeiras flores da primavera é uma experiência maravilhosa”, cita.

A Lua Cheia alcança o ponto de iluminação mais alta entre 13 e 14 de abril. Segundo o calendário lunar, Mato Grosso do Sul será privilegiado para a observação.

Cb image default
Fases da lua e visibilidade nos Hemisférios (Star Walk, Vito Technology)

Chuva de meteoros Líridas

Entre 17 e 26, a chuva de meteoros Lyrid poderá ser vista em todo o Brasil, de acordo com o National Geographic. O pico de atividade está previsto para a noite de 21 e 22 de abril.

Já o American Meteor Society, uma organização científica estadunidense sem fins lucrativos fundada em 1911 diz que o fenômeno terá uma média de 18 meteoros por hora.

As Líridas são vistas especialmente no Hemisfério Norte, diz a organização, entretanto, o fenômeno também poderá ser visto no Hemisfério Sul.

De acordo com a Nasa (a agência espacial estadunidense), “os Lyrids geralmente não deixam longos rastros de poeira brilhante atrás de si quando passam pela atmosfera da Terra, mas ocasionalmente podem produzir um flash brilhante chamado bola de fogo”.

As Líridas são uma chuva de meteoros de força média que ocasionalmente pode produzir bolas de fogo brilhantes, segundo a Organização Meteorológica Internacional. Em 2025, as condições de visualização são boas: a Lua minguante não será um problema muito grande.

Alinhamento de quatro planetas

Netuno, Mercúrio, Saturno e Vênus estarão alinhados no céu matutino no dia 17 de abril. Contudo, Mercúrio, Saturno e Vênus serão visíveis a olho nu. Você precisará de um telescópio ou binóculos de alta potência para ver Netuno.

Como observar

Escolha um local com pouca poluição luminosa.

Direcione o olhar para longe da lua.

Não é necessário usar telescópio ou binóculos, basta ter paciência e deixar seus olhos se adaptarem ao escuro.

Utilize aplicativos, como o Stellarium, para identificar as estrelas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.