Primeira parcela do 13º e parcela única caem nesta semana em MS; confira como calcular

Neste ano, o dia 30 de novembro é num domingo, período em que as agências bancárias não devem funcionar;

Cb image default

A espera acabou! A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta sexta-feira (28), conforme a Lei n.º 4.090/1962, que institui a Gratificação de Natal para os Trabalhadores. Mas, você sabe como calcular?

O empregador não tem a obrigação de pagar todos os empregados no mesmo mês, mas precisa respeitar o prazo legal para o pagamento do 13° salário, ou seja, entre fevereiro e novembro. Caso fique acordado o pagamento em uma parcela única, ou em duas vezes, o empregador tem até o dia 30 de novembro para realizar o depósito.

No entanto, neste ano, o dia 30 de novembro é num domingo, período em que as agências bancárias não devem funcionar; por isso, o pagamento pode ser antecipado para o dia 28 de novembro.

Quem tem direito ao 13º?

Conforme a Lei 4.090/1962, o empregado já tem direito ao 13º salário a partir de 15 dias de serviço. Da mesma forma, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem a gratificação.

O empregador não tem a obrigação de pagar todos os empregados no mesmo mês, mas precisa respeitar o prazo legal para o pagamento do 13° salário, ou seja, entre fevereiro e novembro.

No entanto, o empregado dispensado por justa causa não tem direito ao 13° salário. Já o trabalhador que tiver mais de 15 faltas não justificadas no mês poderá ter descontada de seu 13º salário a fração de 1/12 avos relativa ao período.

Quando cai?

O adiantamento do 13º pode ocorrer a partir de fevereiro, geralmente com até 40% do valor total. “A divisão pode ser feita por opção do empregador ou a pedido do empregado, desde que haja acordo entre as partes”, explica o pós-graduando em Direito do Trabalho Fábio de Lima Barros.

Além da situação citada, existem outras alternativas para o pagamento:

A primeira parcela do 13° salário pode ser recebida por ocasião das férias. Neste caso, o empregado deve solicitar o adiantamento por escrito ao empregador, até janeiro do respectivo ano;

O 13º salário pode ser pago por ocasião da extinção do contrato de trabalho, seja pelo término do contrato, quando firmado por prazo determinado, seja por pedido de demissão ou por dispensa, mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro;

Caso o empregador prefira pagar em parcela única, tem até o dia 30 de novembro;

Se for parcelado, a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.

Como calcular o meu 13º?

O cálculo do 13º salário é simples, basta dividir o valor da remuneração integral por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.

Ainda, Fábio explica que o cálculo deve considerar médias de adicionais, como: horas extras, comissões, adicional noturno e insalubridade.

Multas por atraso

Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregador deve seguir o calendário estabelecido. Caso o prazo ultrapasse, a empresa é obrigada a pagar multa de 1% ao mês sobre o valor devido, como determina o artigo 464 da legislação.

Entretanto, a Lei 13.143/2015, conhecida como Lei das Empresas em Recuperação Judicial, alterou a CLT e suspendeu a multa de 1% ao mês em caso de atraso no pagamento do 13º salário para empresas em recuperação judicial.

Sendo assim, o trabalhador pode:

Ajuizar uma ação judicial trabalhista;

Comunicar a empresa sobre o atraso;

Reclamar com o sindicato;

Abrir uma denúncia no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Fábio reforça que o 13º é mais do que um direito do trabalhador. “É também uma obrigação essencial do empregador. Cumprir corretamente prazos e cálculos assegura um fim de ano tranquilo e dentro da lei para todos”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.