Instituições lançam livro sobre Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai nesta terça-feira

O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição

Cb image default
Livro será disponibilizado no site da ALEMS. (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (2/8), às 20h, o Rotary Clube de Campo Grande recebe autoridades e instituições para o lançamento do livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”. O livro é fruto do II Seminário Estadual das Águas, que aconteceu em junho de 2021.

O trabalho foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Imasul e o Rotary Club de Campo Grande.

“Temos a grande satisfação em receber em sua sede os amigos e os autores para o evento de lançamento do livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”. A publicação resulta do trabalho conjunto e voluntário de diversos autores, colaboradores e instituições, sendo consoante com duas das sete áreas de enfoque do Rotary International: “Água e Saneamento e Apoio ao Meio Ambiente”, disse o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Ricardo Zanin.

O deputado estadual Renato Câmara é criador e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, e um dos idealizadores do seminário que resultou na publicação, ele comemorou o trabalho e falou sobre a importância dele para as futuras gerações.

“Esse é um trabalho que nós estamos desenvolvendo na Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, que materializa toda a discussão que temos feito nessa Frente tão importante para nós e para as futuras gerações, com assuntos sobre a quantidade de água, a disponibilidade para agricultura, indústria e consumo humano. Esse é um livro feito por várias mãos, cheio de informações inéditas, mais um trabalho concreto da Frente dos Recursos Hídricos e diversas instituições para toda a população do Mato Grosso do Sul”, disse o deputado.

Cb image default

O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição. O documento está disponível no site da ALEMS, no link: l1nq.com/6oDKP .

Um dos organizadores do livro, o gerente da Unidade de Mundo Novo da UEMS o professor Dr. Leandro Marra também comentou sobre a importância da publicação.

“A obra é fruto da tríplice hélice “sociedade - universidade - governo”, em que a sociedade apresenta as demandas para a universidade, que contribui para apresentar soluções que sejam implementadas pelo governo. Sendo ainda exemplo de parceria eficaz, consoante com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades. Os textos de excelência desta edição, generosamente compartilhados pelos organizadores e cedidos pelos autores, além de comporem um inestimável acervo sobre a gestão da água no Estado de Mato Grosso do Sul é um instrumento estratégico para desenvolvimento territorial sustentável, reforçando e potencializando compromissos das parcerias pactuadas entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, a Frente Parlamentar de Unidades de Conservação, o Rotary Club de Campo Grande, o Imasul, o IHGMS, a UEMS, e demais instituições, contribuindo ainda, para os planos e as políticas públicas que almejam tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro, até o ano de 2030”, disse.

O lançamento do livro será realizado na terça-feira (2/8), às 20h, na sede do Rotary Clube de Campo Grande, Casa da Amizade – Rua Eduardo Santos Pereira, 2.328, Vila Célia, Campo Grande. Além do livro físico, uma versão on-line, no formato e-book, será disponibilizada a partir do lançamento no site da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul: https://www.al.ms.gov.br/ .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.