Milhares de fiéis participam de procissão de Corpus Christi em Ivinhema

Foi nesta quinta-feira (19) que a emoção e a fé marcaram a procissão de Corpus Christi no município de Ivinhema. 

Famílias inteiras, adultos, jovens e crianças celebraram o ministério da Eucaristia - o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que durante a última ceia, mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. O feriado foi agitado para a comunidade católica que desde o inicio do dia trabalhou na confecção dos tradicionais tapetes artesanais com motivos católicos que enfeitaram as ruas de Ivinhema, os tapetes são utilizados para passagem do cortejo na procissão.

Segundo o Padre Márcio Bogaz Trevisan, a comunidade católica de Ivinhema participa e se emociona com a celebração de Corpus Christi.

“Corpus Christi, uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa católica, um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É sempre muito bonito ver a emoção dos fiéis, é realmente um evento lindo e emocionante para todos nós”, disse o Padre Márcio.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do |Cristo todo| no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas |cidades históricas|, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.