Policiais da PMA recolheram sexta-feira (31) pela manhã, um filhote de onça-parda (Puma concolor) encontrado no município de Iguatemi, que estaria perdido da mãe em uma plantação de soja. O animal fora avistado em meio à lavoura, nas proximidades de uma estrada vicinal, próxima à cidade.
Um homem (48) recolheu o animal, depois de verificar que a mãe do filhote não voltava para buscá-lo, seguindo orientação da PMA que ele conhecia nesses casos. Ao considerar o risco que o animal corria devido à falta de alimento e água, a onça foi recolhida e o homem, residente em Iguatemi, acionou a PMA de Naviraí.
A PMA foi ao local e recolheu o filhote e o encaminhou à fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, one ficou à disposição de veterinários. A Polícia Militar Ambiental encaminha à fazenda Green Farm CO2 Free os animais que são apreendidos e capturados naquela região próxima à fazenda, tendo em vista a racionalização de recursos e a não necessidade de movimentação para o CRAS, na Capital.
A fazenda que trabalha com questões ambientais relativas a neutralização voluntária de carbono e educação ambiental, possui estrutura especializada de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Todos os animais na fazenda ficam à disposição dos técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande.
Essa parceria da fazenda conservacionista com a PMA e o CRAS de Campo Grande é fundamental para racionalização de recurso e minimização de estresse aos animais resgatados, ao reduzir a distância de deslocamento, mas também para a fiscalização, tendo em vista, que devido à proximidade para levar os animais, as equipes não são retiradas de sua atividade fim de fiscalização preventiva, em deslocamentos para trazer animais para Campo Grande, que é muito distante da região. Além disso, assim que os animais são entregues à fazenda, o CRAS da Capital já toma conhecimento e recebe todas as informações do estado de saúde dos animais, dos veterinários da Fazenda que cuidam dos bichos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.