Uma equipe da PMA foi acionada sábado (19) à tarde por moradores, que perceberam efluentes industrial a céu aberto, que teria saído de um frigorífico, invadindo a estrada que dá aceso à Colônia Buriti em Aquidauana.
Imediatamente a Ambiental foi até o local indicado, realizou vistoria e percebeu uma grande quantidade de efluentes industriais, que escorriam pela estrada, atingindo propriedade vizinha. Não houve como precisar a quantidade derramada.
A equipe verificou que o material era proveniente de uma lagoa aeróbica da estação de tratamento do frigorífico. Depois de mais levantamentos, o responsável pela empresa foi contatado e afirmou que o vazamento se deu, depois do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes, ocasionado por um grande formigueiro instalado à margem do tanque e que o problema já estava sendo sanado.
A empresa, com domicilio jurídico em Aquidauana, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 50 mil reais. O responsável foi notificado a realizar a remoção dos resíduos. A PMA ainda irá conferir a segurança da obra na lagoa, para evitar novo acidente.
Com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/12/2/1998), os responsáveis também poderão responder por crime culposo de poluição, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.