Renato Câmara reivindica cirurgias eletivas de catarata para atender pessoas idosas do interior de MS

A solicitação foi oficializada em sessão plenária através de Indicação aprovada simbolicamente e endereçada ao Governador e ao Secretário de Estado de Saúde

Cb image default
Deputado Estadual Renato Câmara do MDB. Imagem: (Divulgação/AL-MS)

Comprovando sua sensibilidade com a saúde da pessoa humana, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Renato Câmara (MDB), está reivindicando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Saúde que agilizem a realização de cirurgias eletivas de catarata para atender, sobretudo, os idosos do interior do Estado.

A solicitação foi oficializada em sessão plenária através de Indicação aprovada simbolicamente e endereçada ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Saúde Maurício Simões Corrêa. “Trata-se de um pleito encaminhado pela Câmara Municipal de Porto Murtinho, conforme Ofício nº 256/2023, de autoria da Vereadora Maria Donizete dos Santos. Esta Indicação visa agilizar o agendamento e execução de cirurgias eletivas de catarata para as pessoas idosas do interior de MS, com ênfase no município de Porto Murtinho”, disse Renato Câmara.

Segundo a vereadora, as demandas por cirurgias têm sido atendidas na capital de forma mais célere. Contudo, a população do interior, particularmente de Porto Murtinho, tem enfrentado dificuldades para acessar tais procedimentos. “Muitos idosos, mesmo estando há longo período na lista de espera, deparam-se com a escassez de vagas específicas para tal intervenção. A visão, como sabemos, é uma riqueza inestimável, e sua preservação torna-se ainda mais essencial à medida que avançamos em idade”, argumenta o vice-presidente da ALEMS.

Renato Câmara observa que a catarata, quando não tratada adequadamente, pode culminar em uma deterioração substancial da visão impactando negativamente na qualidade de vida desses idosos. “Esta condição compromete não só a autonomia dessas pessoas, mas também abala a sua saúde mental, física e social. Diante deste cenário, apontamos a urgente necessidade de se analisar a viabilidade de disponibilizar, ao menos, 50 vagas trimestrais para a execução destas cirurgias, priorizando a população idosa do interior”.

“Tal medida equitativa possibilitará que os municípios sejam contemplados, assegurando, assim, o acesso igualitário de todos os cidadãos aos cuidados de saúde indispensáveis. Consideramos que execução de um projeto mais abrangente, através da interiorização das cirurgias eletivas de catarata por iniciativa do Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde também seria muito bem-vinda. Com certeza, muito mais pacientes seriam atendidos e voltariam a enxergar mais”, analisa o deputado ao defender os atendimentos das pessoas que há anos aguardam por cirurgias de catarata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.