STF mantém semiaberto a prefeito condenado por tráfico e que disputa reeleição

Alexandrino Garcia foi preso pela Polícia Federal em fevereiro de 2016, na Operação Materello

Cb image default
Alexandrino é prefeito de Aral Moreira e foi condenado a 4 anos por tráfico de drogas.

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu julgamento virtual nesta sexta-feira (9) e confirmou decisão para que o prefeito de Aral Moreira, Alexandrino Arévalo Garcia (PSDB), cumpra condenação por tráfico internacional de cocaína em regime semiaberto. O tucano é candidato à reeleição.

Em junho deste ano, o ministro Gilmar Mendes fixou o regime inicial semiaberto, contrariando decisão anterior que determinava o cumprimento da pena em regime fechado.

Agora, a Segunda Turma do STF acompanhou o voto de Mendes por unanimidade. O relator foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Quando começar a cumprir a pena, o prefeito deverá passar a noite na delegacia da Polícia Civil e sair durante o dia para exercer o mandato. Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, não tem presídio.

Alexandrino Garcia foi preso pela Polícia Federal em fevereiro de 2016, na Operação Materello. Inicialmente, foi condenado a sete anos de prisão, mas recorreu e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reduziu a pena para 4 anos e 8 meses. À época da operação, ele era vereador e depois foi eleito prefeito.

Na página Divulgacand, em que a Justiça Eleitoral apresenta dados dos candidatos, ele informa que a condenação foi suspensa por liminar do ministro Gilmar Mende, em 28 de agosto deste ano.

De acordo com a defesa, a 5ª Vara da Justiça Federal da Campo Grande absolveu todos os demais denunciados pelo crime de associação para o tráfico, crime que só existe quando há associação de duas ou mais pessoas.

O candidato à reeleição informou à Justiça eleitoral patrimônio de R$ 155.950, enquanto que há quatro anos tinha R$ 274.295. Antes do fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu contato com o prefeito neste sábado.

Por Campo Grande News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.