A Polícia Militar de Angélica, através de seu comandante 2º Tenente Harley de Freitas Barbosa, reuniu-se com representantes do poder judiciário e executivo para tratar da implantação do Conselhos Comunitários de Segurança no município.
O Portal Ivi Hoje teve acesso a informação de que os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública tem como representantes, em cada CCS, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado de Polícia e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar da área.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CCS´s representam, hoje, uma ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Estado.
De acordo com o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina, Tenente Coronel Josafá Pereira Dominoni, a população, que possui direito e responsabilidade na segurança pública, não pode deixar de lado essa necessidade e deve ter uma atuação ativa perante os mecanismos de enfrentamento ao crime e manutenção da segurança. E o conselho é um desses mecanismos, destaca o comandante.
Participaram da reunião, além do comandante local, a juíza da comarca, o promotor de justiça e o secretário de planejamento do município de Angélica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.