Com 200 dias letivos e matrículas em 2 de janeiro, Rede Municipal divulga calendário de 2025

Em 2025, o início do ano letivo na Reme está previsto para 10 de fevereiro

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Escola Reme (Divulgação)

Em 2025, os estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande retornarão à escola em 10 de fevereiro. Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), divulgou o calendário escolar para o próximo ano em publicação no Diogrande (Diário Oficial).

Conforme a resolução, o ano escolar começará em 2 de janeiro, com o mês sendo dedicado à matrícula e à organização das turmas, até 31 de janeiro de 2025. A jornada pedagógica dos professores terá início em 3 de fevereiro e se estenderá até o dia 7 do mesmo mês, marcando o início do ano letivo em 15 de fevereiro.

O calendário estabelece um total de 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres, com férias para professores e alunos de 17 a 31 de julho. Além disso, o período de exames finais está programado para 15, 16 e 17 de dezembro, encerrando o ano escolar em 19 de dezembro. Nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), o término do ano letivo está previsto para 16 de dezembro.

Os 200 dias letivos serão divididos em quatro bimestres conforme o seguinte cronograma:

1º bimestre: de 10 de fevereiro a 30 de abril;

2º bimestre: de 2 de maio a 16 de julho;

3º bimestre: de 1º de agosto a 30 de setembro;

4º bimestre: de 1º de outubro a 16 de dezembro.

Cronograma

Conforme a resolução, tanto o calendário das Escolas Municipais de Educação Infantil quanto o das escolas que oferecem o ensino fundamental deverão destinar os dias 26 de março, 26 de maio, 2 de setembro e 19 de novembro, para a realização de formação continuada.

Já a reunião para orientação dos pais e responsáveis pelos alunos ocorrerá em 7 de fevereiro e nos dias: 14 de março, 16 de julho e 26 de setembro. Em 4 de julho e 3 de dezembro, estão previstas reuniões do conselho de classe. Por fim, no dia 17 de dezembro haverá a reunião final de país.

As escolas do campo podem ajustar seus calendários de acordo com as necessidades locais, como ciclo agrícola e condições climáticas da região, desde que tenha a aprovação da Secretaria.

Ainda conforme o cronograma, o calendário escolar das escolas que oferecem o ensino fundamental deverá contemplar três sábados letivos a critério da instituição de ensino. Para as EMEIs, o calendário escolar deverá contemplar um sábado letivo a critério da instituição de ensino.

Atividades não presenciais

Em 2025, o calendário prevê a realização de ANP, atividades não presenciais que consistem no conjunto de atividades escolares propostas no Referencial Curricular da Reme e no PPP (Projeto Político-Pedagógico) das instituições de ensino, com o objetivo de integralizar a carga horária prevista desenvolvida fora do ambiente escolar.

No entanto, para haver atividade não presencial, as escolas devem seguir as seguintes orientações: o professor será responsável pelo planejamento, elaboração e correção das atividades não presenciais; a equipe pedagógica deverá acompanhar a efetivação das ANPs, além de possibilitar a efetivação dos direitos de aprendizagem, expressos no desenvolvimento de competências e respectivas habilidades, previstos na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), nos currículos e nos projetos políticos-pedagógicos das instituições de ensino.

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