Cuide-se: MS está sob alerta de perigo para onda de calor e umidade do ar abaixo de 20%

O alerta de baixa umidade se estende a quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul

Cb image default

Confira o alerta no mapa / Reprodução Inmet

Mato Grosso do Sul voltou a ser foco de onda de calor e tempo extremamente seco. Nesta segunda-feira (23), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo para umidade do ar abaixo dos 20%, bem como para onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média.

O alerta de baixa umidade se estende a quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente os do leste, sudoeste e centro norte do Estado.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção.

Com relação à onda de calor, o alerta se aplica a todos os municípios de Mato Grosso do Sul, sendo importante que a população tome alguns cuidados com a saúde.

Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população a redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.

Chance de virada no tempo

No final da semana, na quinta (26) e sexta (27), há probabilidade de chuva e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria, aliada a disponibilidade de calor e umidade.

Na quinta-feira, pouco antes da chegada da frente fria, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e, provavelmente, irão favorecer o transporte de fumaça da região amazônica brasileira e boliviana, piorando a qualidade do ar no estado.

Na sexta-feira deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul de MS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.