Governo do Estado cria delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos

Decreto normativo formaliza processo, mas ainda não há data de inauguração da nova unidade

Cb image default
Homem olhando imagem em celular dentro de delegacia (Foto: Ilustrativa | Henrique Kawaminami | Arquivo)

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (28) decreto normativo criando a DERCC (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos). A nova unidade estará vinculada ao DPE (Departamento de Polícia Especializada) e contará com a mesma estrutura das outras, segundo o texto assinado pelo governador,  Eduardo Riedel (PSDB) e o secretario de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

Conforme a publicação, a unidade apurará crimes econômicos e patrimoniais praticados no meio cibernético, bem como os crimes contra a honra e a liberdade individual. Também assumirá as investigações que já estão em andamento das infrações penais cometidas por meio da internet.

A estrutura contará com cartório geral, SIG (Seção de Investigação Geral), seção de combate aos crimes contra a honra e liberdade e a seção de combate aos crimes econômicos e patrimoniais, além da seção de suporte, orientação, assistência técnica e planejada.

Ainda de acordo com o decreto, a delegacia será responsável por dar às demais unidades suporte, orientação e assistência técnica necessárias para execução de ações de prevenção e repressão aos crimes cibernéticos.

No entanto, ainda não há data para inauguração da nova delegacia e nem local onde ela será instalada.

Criação - A criação da nova delegacia foi aprovada em dezembro do ano passado durante reunião do Conselho Superior da Polícia Civil. Texto do decreto pontuava que a especializada atuaria em todo o Estado e que cerca de R$ 32 bilhões foram perdidos em 2023 por conta de delitos cometidos no mundo virtual.

Para os integrantes do Conselho a criação da nova unidade é necessário e trará benefícios para a população e à administração pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.