Morre tamanduá que teve as quatro patas queimadas em incêndio no Pantanal de MS

Animal recebia tratamento inédito no estado, com uma técnica que utiliza de couro de tilápia e placenta de cavalos para reconstituição da pele

Cb image default
Tamanduá-bandeira recebendo tratamento no Cras.

O tamanduá-bandeira que teve as quatro patas queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e que estava recebendo tratamento inédito no estado, com uma técnica que utiliza de couro de tilápia e placenta de cavalos para reconstituição da pele, morreu neste domingo (11).

O animal não resistiu aos ferimentos considerados graves.

O tamanduá foi ferido na região do Passo do Lontra e estava sendo atendimento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande, em parceria com um empresa especializada.

A técnica que estava sendo utilizada, já é usada em humanos e reconhecida pelos bons resultados.

O tamanduá era tratado há 2 dias, desde que chegou ao Cras, no dia 9 de outubro. As biomembranas foram aplicadas nas quatro patas, sendo a pele de tilápia nas patas dianteiras e a placenta do cavalo nas patas traseiras.

De acordo com médica veterinária, Ana Eliza Silveira, a estratégia levou em consideração as características da lesão de cada pata.

"A pele da tilápia é rica em colágeno, tem boa resistência e se usa muito na medicina humana para recuperação de queimados. Em animais silvestres está sendo por apresentar condições favoráveis para a boa recuperação do animal. A placenta equina ajuda na cicatrização e crescimento das células da pele, além de proteger o ferimento", destaca.

Cb image default
Pele de tilápia envolvendo pata do animal. Imagens: (Cras)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.