Polícia Militar Ambiental tem policiais homenageados pela Assembleia Legislativa pelo reconhecimento na proteção aos Recursos Hídricos

1ºTen. Anderson Ortiz Dias e alguns policiais que se encontravam de serviço, receberam das mãos do Deputado Estadual Renato Câmara as moções

Cb image default

De acordo com o divulgado, 21 Policiais da Unidade da Polícia Militar Ambiental de Dourados foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em razão do trabalho desenvolvido em defesa do ambiente, especialmente a proteção dos recursos na vasta região de responsabilidade de fiscalização da Subunidade, que atende a 16 municípios, com população de 552.964 e área de 38.124 km².

Entre os municípios atendidos estão alguns dos mais importantes do Estado, como Ponta Porã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Caarapó, entre outros, além da responsabilidade de cuidar do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (ver descrição ao final). A homenagem foi proposta pela Comissão de Recursos Hídricos, em comemoração à Semana Estadual da Água.

Cb image default
Comandante da PMA de Dourados recebendo a homenagem

A homenagem foi publicada no dia 23 de agosto de 2021, porém, devido à dificuldade de deslocamento de todos os Policias à Assembleia Legislativa na Capital, o próprio Presidente da Comissão, o Deputado Estadual Renato Câmara foi até o quartel em Dourados no último dia 27 (sexta-feira) e entregou as Moções de Congratulações aos 21 policiais militares da 5ª Companhia de Policia Militar Ambiental de Dourados.

O Comandante da 5ª Cia de Dourados 1º Tenente Anderson Ortiz Dias e alguns policiais que se encontravam de serviço, na referida data, receberam das mãos do Deputado Estadual Renato Câmara as moções aos Policiais que estavam em fiscalização foram entregues posteriormente pelo Comandante. Policiais agraciados com a homenagem:

Ten Anderson Ortiz Dias; St Jeová Alves dos Santos; St Antônio Raimundo Guerra; St Jadielson Rodrigues da Silva; St Joaquim Bernardino Moreira Neto; Sgt Dirceu Bezerra Cavalvcante; Sgt Marciano Soares de Lima; Sgt Eder Romero; Sgt Marcio Marques Vaz; Sgt Alexandro dos Santos; Sgt Aparecido Dos Santos; Sgt Rodrigo Ferreira dos Santos; Sgt Ronei Fernandes da Silva; Sgt Irisvaldo Brandão de Oliveira; Sgt João Paulo de Oliveira; Sgt Epifanio Rojas; Sgt Silas Rodrigues Gonçalves; Sgt Adenil Estevão Vieira; Sd Aline Cunha de Barros; Sd Lucas de Andrade Albuquerque; Sd Afonso Acácio Maurício (Ten – Tenente; ST – Subtenente; Sgt – Sargento; SD – Soldado).

SUBUNIDADE DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE DOURADOS

Dourados é a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A economia da região tem base na agricultura, com destaque para o plantio de soja. A área fiscalizada pela subunidade da Polícia Militar Ambiental de Dourados é a que envolve mais municípios e, além disso, é responsável pela fiscalização de Ponta Porã, que é a quinta maior cidade do Estado e faz fronteira seca com o Paraguai. Possui importantes rios para fiscalizar como: Rio Dourado, Vacaria, Amambaí e o Brilhante, sendo que em vários trechos destes, as matas ciliares em épocas passadas foram degradadas e ainda os policiais efetuam algumas autuações por este tipo de crime ambiental. Também os cuidados no controle de contaminação dos cursos d’água por fertilizantes e agrotóxicos é de extrema importância.

Usinas de açúcar e álcool no município de Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul tem sido uma preocupação dos policiais, com relação à conservação do solo e riscos de contaminação dos cursos d’água por agrotóxicos e fertilizantes, além dos possíveis acidentes com a vinhaça, que possui carga orgânica muito alta. Normalmente em acidentes com este material, a Demanda Bioquímica de Oxigênio sobe excessivamente, diminuindo o oxigênio dissolvido na água, causando mortandade de peixes e outros ecossistemas aquáticos.

A fiscalização de carvão e madeira advindos do País vizinho Paraguai é outro fator de grande preocupação e trabalho intensivo. Durante o período de piracema (novembro a março) a subunidade de Dourados instala um Posto Especial no rio Amambaí, em um local denominado “Salto do Pirapó”. Está localizada dentro de um Parque Municipal aberto para atividades de lazer, o qual é fiscalizado pelos policiais. Em virtude da grande quantidade de municípios a serem fiscalizados, a Polícia Militar Ambiental precisa de uma estrutura material muito grande.

7.7 – Municípios, população e área atendida pela Subunidade de Dourados.

Município População (hab) Área (km²)

Dourados 186.357 4.062

Amambaí 39.826 4.193

Antônio João 9.020 1.142

Caarapó 30.593 2.090

Douradina 5.975 281

Fátima do Sul 19.170 315

Glória de Dourados 9.950 492

Itaporã 25.162 1.322

Jateí 4.021 1.928

Juti 6.787 1.585

Maracaju 48.022 5.299

Nova Alvorada do Sul 22.430 4.019

Ponta Porã 93.937 5.329

Rio Brilhante 38.186 3.988

Vicentina 6.109 310

Laguna Caarapã 7.419 1.734

Total 552.964 38.124

Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms. Acesso em: 07 de jun. 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.