Pessoas que não votaram, não justificaram e não pagaram multa pela ausência nos três últimos turnos das eleições, têm somente até 19 de maio deste ano para regularizar a situação.
Mais de 90 mil eleitores de Mato Grosso do Sul estão correndo o risco de ter o título de eleitor cancelado se não buscarem a regularização, segundo informou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no Estado.
Para conferir se está em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor não precisa sair de casa. Basta acessar o site de autoatendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e informar o CPF. Outra opção é baixar gratuitamente o aplicativo e-Título e conferir a situação.
A regularização pode ser feita também no portal do TSE ou no aplicativo. Se preferir, o eleitor pode ir até um cartório eleitoral para fazer a justificativa e pagar multa, se necessário, para impedir o cancelamento do documento.
Consequências - Além de tirar o direito ao voto, o título cancelado pode trazer outros transtornos.
O cidadão pode ser impedido de tirar passaporte, tomar posse em concursos públicos ou até receber benefícios sociais, por exemplo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.