Dialeto Manoelês é apresentado pela Cia Blanche Torres em Ivinhema

A apresentação é voltada para todos os públicos

A Cia Blanche Torres apresentou, nesta segunda-feira (09), na Escola Nova Geração |Positivo|, em Ivinhema, o espetáculo “Dialeto Manoelês”. O evento contou com apoio da Prefeitura de Ivinhema e da secretária de Assistência Social e primeira-dama Valéria Chacarosqui. 

A apresentação é voltada para todos os públicos, com apoio Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do governo de Mato Grosso do Sul. Além do público, participaram o prefeito Eder Uilson (Tuta), as secretárias de Educação Rose Franzoni e de Administração, Nídia Penteado, e a diretora da escola Nova Geração que cedeu o espaço, Irani Devetak

“Foi um espetáculo muito gostoso, o ginásio estava lotado, famílias, crianças, jovens, todos assistindo nossa apresentação, que foi selecionada pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), que é ligada ao Ministério da Cultura, para ser apresentado em cidades do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Agradecemos Ivinhema por essa recepção tão calorosa”, enfatizou Blanche Torres.

O espetáculo, que tem entrada franca, segue no mês de junho e julho com várias apresentações no Estado de Mato Grosso do Sul (MS) e do Mato Grosso (MT). Depois, a companhia fará uma temporada no Estado do Tocantins.

A primeira-dama Valéria Chacarosqui, foi quem realizou o contato com a Cia Blanche Torres para que o município de Ivinhema fosse um dos palcos da apresentação. |Conversamos com a Blanche e esperamos esse espetáculo incrível chegar. Mostrar a cultura, a dança, a arte para nossos jovens, estimula os sentidos e transforma a vida de todos. Desejo muito sucesso para a Blanche Torres e sua trupe, e esperamos essa equipe de volta em nosso município com mais arte e cultura|, disse Valéria.

Esta é a primeira vez que a Cia Blanche Torres é selecionada pela Fundação Nacional das Artes. “Ficamos felizes com o resultado, mesmo porque é nossa primeira participação no prêmio e já tivemos um espetáculo selecionado”, comemora Blanche Torres. “Vamos levar nossa arte para outros Estados numa caravana composta por cinco bailarinos: Lorena Hernandez, Társila Bonelli, Maria Helena, João Rocha e Flávio Calixto; o produtor João Paulo Vadora, o iluminador Jorge Nilson e eu”, explica.

Criado pela Funarte em 2006, o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna apoia a produção nacional por meio do financiamento de montagens de espetáculos e investe na manutenção de programas de grupos, ou companhias de dança, como oficinas, projetos de pesquisa teórica e de experimentação de linguagem.

Com incentivo para circulação do FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Cia Blanche Torres está levando o espetáculo “Dialeto Manoelês” para cinco municípios de MS: Naviraí, onde se apresentou na última quinta-feira (5) com um sucesso de público, hoje em Ivinhema, Rio Brilhante (18/06), Bonito (21/06) e Campo Grande (10/07).

Este é o segundo ano que o espetáculo recebe incentivos do FIC. Em 2013, a Cia Blanche Torres foi selecionada para apresentações em Fátima do Sul, Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Itaporã e Dourados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.