O 8º Batalhão de Polícia Militar, “Guardião do Vale do Ivinhema”, através das ações na segurança pública, se manteve mais um ano entre as regiões mais segura para se viver em 2024, de acordo com números apontados pela Seção de Operações do 8º Batalhão de Policia Militar.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Ivi Hoje, durante o ano de 2024 foram realizadas diversas Operações em toda a área de abrangência do 8º Batalhão que compreende os Municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema e Angélica, além dos Distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal.
Os reflexos da intensificação do Policiamento Ostensivo preventivo no Vale do Ivinhema resultaram em apreensões de armas de fogo, apreensões de drogas, prisões de foragidos da justiça e criminosos que praticaram furtos, resultando na redução da criminalidade e maior segurança para a população. E até o momento foram mais de 25.165 ligações para as Centrais 190 da Polícia Militar.
Operações realizadas pela Polícia Militar, além de atividades rotineiras, levaram a abordagem de 13.033 pessoas resultando na prisão de 153 foragidos da justiça e mais de 1.311 pessoas conduzidas para as delegacias, dentre elas 401 foram autuadas em flagrante por diversos crimes.
Foram realizadas 7.201 abordagens a veículos e motociclos, e 48 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados à delegacia para que fossem entregues aos seus respectivos proprietários. A Polícia Militar apreendeu 36 armas de fogo, 35 armas brancas. Ações preventivas e repressivas foram realizadas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.
As ações contra o tráfico de drogas também foram bastante incisivas no ano de 2024, retirando de circulação mais de 2 toneladas de drogas, sendo a maioria apreensões de maconha, seguindo por 18 quilos de Skank e 2 quilos cocaína, além de crack e haxixe. Foram apreendidos 8.193 pacotes de cigarros oriundos do país vizinho, além de diversos produtos de descaminho o que resultou em um prejuízo aos criminosos de aproximadamente R$ 779.550,00, devido a intensificação do policiamento em pontos estratégicos.
Foi presa uma pessoa pelo crime de roubo e 43 por serem flagrados furtando. A Polícia Militar realizou ainda, 80 apoios a outros órgãos.
Foram realizadas mais de 92 Operações blitz preventivas, onde os condutores foram orientados sobre as leis de circulação viária, o que resultou em 4.470 notificações de trânsito, dentre esses 489 foram removidos ao Detran por irregularidades administrativas. Em relação aos acidentes de trânsito com vítimas, 259 foram atendidos pelas equipes policiais, sendo atendidos ainda 39 sem vítimas.
Além dessas ações a Polícia Militar também desempenha em seu leque de atribuições o policiamento escolar que no decorrer do ano de 2024 realizou 5.987 rondas escolares, mantendo assim a segurança dos alunos e da comunidade escolar. Através do Programa Mulher Segura, o Promuse que tem por prioridade atendimento à mulher vítima de violência, foram atendidas 328 ocorrências de violência doméstica, realizadas 246 visitas técnicas e presos 51 autores por descumprimento das Medidas Protetivas de Urgência expedida pela justiça.
Quando comparado com os índices criminais de 2023, as ações deste ano contribuíram para a redução em 20% nos crimes de furtos em toda a área do 8º BPM, 4% nos crimes de perturbação do sossego (som alto/algazarra) e ainda, redução de 4% nos crimes de violência domestica.
Já no mês de outubro teve início o Curso de Formação de Soldados (CFSD), visando a formação de 44 novos Policiais Militares, que inclusive já foram empregados na Operação Boas Festas 2024, reforçando o policiamento ostensivo na região central e comercial de Nova Andradina.
O Comandante do 8° Batalhão, Tenente-Coronel Paulo Renato, finaliza agradecendo o empenho e a dedicação de todos os Policiais Militares, que trabalharam incansavelmente para servir e proteger a sociedade, e destacando ainda a parceria, o esforço e a eficiência de todas as instituições públicas locais e o apoio da sociedade civil organizada, sobretudo através da importante atuação do Conselho Comunitário de Segurança Púbica, sendo que o conjunto dessas ações contribuiu diretamente para que os índices criminais permanecessem estáveis, gerando uma ótima sensação de segurança a toda a população do Vale do Ivinhema.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.