Mato Grosso do Sul pode voltar a adotar o horário de verão. Em evento realizado nesta sexta-feira (11) em Roma, na Itália, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que a decisão sobre a retomada do horário de verão ocorrerá em uma reunião com membros do governo na próxima terça-feira (15).
Conforme o Correio Braziliense, a ideia é aproveitar a janela de novembro, quando, se adotada, a medida pode promover uma economia de energia mais acentuada. A declaração ocorreu após a participação do ministro no fórum internacional do grupo Esfera nesta sexta-feira.
Historicamente, o horário de verão tinha como objetivo principal reduzir o consumo de energia elétrica ao maximizar o aproveitamento da luz natural, adiantando os relógios em uma hora. No entanto, nos últimos anos, mudanças nos hábitos de consumo de energia da população, que agora deslocam o maior consumo diário para o período da tarde, fizeram com que o horário de verão deixasse de gerar os resultados esperados. Assim, a medida perdeu sua eficácia sob a perspectiva do setor elétrico.
Vale lembrar que, desde 2019, o Brasil não conta com o horário de verão, que até então era válido apenas para algumas regiões. Contudo, em 2024, após análises sobre a geração de energia, a possibilidade de adiantar os relógios em uma hora voltou aos debates.
O horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.