PF fecha ano com 1 tonelada a mais de cocaína e tira R$ 82 milhões do tráfico

Já o total de maconha apreendido caiu pela metade no comparativo entre 2018 e 2017

Cb image default
Em 2018, PF apreendeu 4,1 Ton, de cocaína em MS. Imagem: (Divulgação/PF)

A PF (Polícia Federal) apreendeu uma tonelada mais de cocaína no ano passado. Em 2018, a droga, conhecida por seu alto valor de revenda, totalizou 4,1 toneladas; no ano de 2017, o balanço final foi de 3,1 toneladas. A PF não divulga valores, mas a reportagem apurou que a droga em Mato Grosso do Sul é cotada em 20 mil o quilo, portanto, o total equivale a R$ 82 milhões no ano passado.

O aumento do volume de apreensões foi traçado desde os primeiros meses de 2018. Em março do ano passado, o total apreendido já correspondia à metade dos carregamentos flagrados em 2017.

De um extremo ao outro, da Bolívia ao Paraguai, a fronteira de Mato Grosso do Sul tem rastro da cocaína. Da vizinha Bolívia e do Peru vem o entorpecente que ingressa pela região fronteiriça de Corumbá.

Por questão de logística, a droga segue para a fronteira com o Paraguai. De onde é distribuída para o mercado interno, como o eixo Rio-São Paulo, ou segue a rota internacional, despachada principalmente a partir do Porto de Santos.

Já o total de maconha apreendido caiu pela metade no comparativo entre 2018 e 2017. No ano passado, o resultado foi de 84,6 toneladas. Em 2017, foram flagradas 162,7 toneladas.

Conforme a Polícia Federal, a queda do volume de apreensão de maconha foi devido à erradicação de plantação no Paraguai no ano de 2018. Ainda segundo a polícia, o combate intensivo ao tráfico de entorpecentes em Mato Grosso do Sul levou os traficantes a buscarem outra rota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.