Vai dar para ver em Mato Grosso do Sul? Eclipse lunar brilha no céu no fim de semana

No Brasil, visibilidade dependerá da luminosidade no horário

Cb image default
Lua brilhante em Campo Grande (Madu Livramento, Midiamax)

Acontece no próximo sábado (28) um novo fenômeno no céu, o eclipse lunar parcial. Em Mato Grosso do Sul, os observadores e amantes da astronomia podem ficar decepcionados com a necessidade de pouca luminosidade.

Segundo o professor, físico e conselheiro do Clube de Astronomia Carls Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Thiago Valério, o eclipse não será visível no Estado, pois quando o fenômeno atinge o ápice, já terá acabado, já que precisaria escurecer o dia para ver a olho nu.

"O eclipse lunar será parcial e acontecerá por volta de 16h, mas no MS nesse momento a Lua ainda terá surgido no céu, ela vai surgir por volta das 18h", explica.

Cb image default
Demostração dos estágios de luminosidade e visibilidade da lua (Time and Date)

O Time and Date indica que a visibilidade só será possível no Brasil no estágio penumbral, estágio da sombra da Terra que recebe uma porção de raios solares. Sendo assim, a luminosidade que ainda está refletindo, não permitirá ver o eclipse a olho nu. Só seria visível se estivesse na fase penumbra, quando uma região não tem mais iluminação do sol.

Portanto, o fenômeno só será surpreendente na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.