Chuvas em janeiro ficaram abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul

Boletim aponta que 59 pontos ficaram abaixo da média histórica, inclusive Campo Grande

Cb image default

Um levantamento feito pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta quarta-feira (4) que o Estado registrou chuvas abaixo da média histórica. Com isso, Mato Grosso do Sul registrou acumulados que variaram entre 30 e 120 milímetros. As regiões centro-norte e sudeste foram as que apresentaram maiores acumulados, entre 90 e 180 milímetros. Dessa forma, registraram chuvas acima da média histórica.

De 63 pontos monitorados em janeiro, ao menos 59 deles ficaram abaixo da média considerada boa. Ao menos três pontos registraram valores de chuva acima da média — um exemplo é o município de Inocência. A cidade, que fica a aproximadamente 337 quilômetros de distância de Campo Grande, registrou 276,2 milímetros de chuva em janeiro.

Dessa forma, foi o município mais chuvoso do Estado no mês. Entretanto, não foi suficiente e continuou negativo, com desvio de 9% em relação à média climatológica para o período.

Conforme o boletim, Mato Grosso do Sul teve um janeiro 33% abaixo da precipitação da média histórica. O levantamento histórico se baseia em dados coletados entre 1981 e 2010.

Dentre os dados divulgados, apenas Nova Andradina ficou dentro da média histórica.

Já em Campo Grande, na região do bairro Panamá, foi registrado acumulado de 194 milímetros de chuva em janeiro. Contudo, este ficou 14% abaixo da chuva esperada.

Termômetros nas alturas

E o título de município mais quente do Estado fica com Corumbá, na região da Fazenda Xaraés. O município, que fica na região pantaneira, registrou 39,7°C no dia 25 de janeiro. Porto Murtinho também não fica para trás. Os termômetros na cidade fronteiriça do Estado alcançaram o marco de 38,9°C.

Além disso, a umidade relativa do ar chegou a ficar em 18%. O ideal para o ser humano é 60%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.