‘Lua Cheia Fria’: última superlua do ano estará 15% mais brilhante em MS

Lua Cheia será mais próxima do solstício, quando as noites de verão são mais curtas, logo, com menos tempo de observação

Cb image default
Sejam planetas, Lua ou meteoros, as noites reservam diversos fenômenos para manter os olhos nos céus. (Foto: Ana Laura Menegat)

O calendário astronômico de dezembro fecha o ano com fenômenos de encher os olhos dos observadores e amantes dos eventos celestes. Na quinta-feira (4), a última lua cheia do ano estará 7,9% maior e 15% mais brilhante para a observação em Mato Grosso do Sul.

A Lua Cheia Fria atinge o ápice da iluminação por volta das 19h10, horário local, quando, tecnicamente, o satélite natural estará diretamente oposto ao Sol em relação à Terra, conforme o Star Walk. Mas, para os observadores, o disco lunar parecerá cheio e brilhante um dia antes e um dia depois.

Ainda conforme o portal de eventos astronômicos, a Lua Cheia Fria é conhecida por ser a última antes do solstício de dezembro, o que a torna a última Lua Cheia desta estação astronômica.

‘Lua Cheia Fria’

“Ela também será a Lua Cheia mais próxima do solstício: nesta época do ano, o Hemisfério Norte experimenta noites de inverno longas, dando aos observadores dessa parte do mundo ainda mais tempo para desfrutar da Lua Cheia. Enquanto isso, no Hemisfério Sul, as noites de verão são curtas, então há menos tempo para observação, mas o clima quente proporciona uma experiência agradável de observação das estrelas”, pontua.

Portanto, a Lua Cheia de dezembro é chamada de “Lua Cheia Fria” devido às baixas temperaturas e noites longas que ocorrem no inverno do Hemisfério Norte, de onde a tradição se originou com os povos nativos americanos.

Chuva de meteoros Geminídeos

O calendário ainda indica que, entre 13 e 14 de dezembro, terá o pico da chuva de meteoros Geminídeos, visível a olho nu em todo o mundo. O Star Walk descreve que, este ano, as condições de visualização são favoráveis, pois a Lua estará na fase de quarto minguante.

No Hemisfério Sul, o radiante aparece no céu por volta da meia-noite, horário local, e culmina por volta de 2h da manhã, também no horário local.

Lua de Natal

Em dezembro de 2025, a Lua estará em sua fase crescente na noite de Natal, segundo a tradição cristã ocidental (25 de dezembro). A Lua Cheia mais próxima do Natal acontecerá em 24 de dezembro de 2026. Essa Lua Cheia também será a maior de 2026, conhecida como a Superlua da Véspera de Natal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.