Mato Grosso do Sul vacinou mais de 20 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa neste ano. A campanha terminou no último dia 1°, com 99,41% do rebanho estadual imunizado, segundo dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal).
O percentual de imunização é o maior dos últimos anos, o que posiciona o Estado entre os três do país com maior índice de vacinação. O controle da aftosa é fundamental para o país, pois é o que garante que o produto daqui possa continuar sendo exportado.
Entre as regiões, foram imunizados 16 milhões de cabeça do Planalto, 3 milhões no Pantanal e outras 573 mil na fronteira. A próxima etapa da campanha contra a febre aftosa será realizada durante o mês de novembro, quando todos os animais de 0 a 24 meses deverão ser vacinados.
Além de vacinar, a Iagro orienta que os produtores façam o registro, que é obrigatório e em caso de não cumprimento pode gerar multa de 1 (uma) UFERMS por animal não cadastrado – que hoje equivale a R$ R$ 23,63. A agência permanentemente disponibiliza o disque-aftosa (0800 679120) para esclarecer dúvidas e oferecer orientações.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.