Projeto Equoterapia da Polícia Militar é destaque no Vale do Ivinhema

Cb image default

A parceria firmada entre a Polícia Militar e a Cooperativa de Crédito Sicredi através do fundo social tem buscado apoiar as atividades que geram benefícios e melhorias para a comunidade na educação, esporte, cultura, saúde, segurança e meio ambiente.

O Comandante do 8° Batalhão Tenente Coronel José Roberto de Souza esteve presente na noite de segunda-feira (13) na Assembleia de Núcleo do Centro-Sul realizada em Nova Andradina, onde recebeu das mãos do Presidente Sadi Maziero e do gerente da unidade Alberto Júnior Ricardo Ribeiro o certificado de doação e reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido no projeto Equoterapia. Na oportunidade o Comandante agradeceu a parceria e reafirmou a importância de trazer os órgãos privados para dentro das unidades militares, pois elas buscam destacar e enaltecer o trabalho de profissionais anônimos que muitas vezes que estão à frente dessas ações que possibilitam que as crianças e familiares tenham qualidade de vida e dias melhores.

Cb image default

Depois de uma pausa motivada pela pandemia, os atendimentos nas instalações da Equoterapia retomaram gradativamente as atividades. O método terapêutico com que se utiliza de cavalos é considerado um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais. O trabalho é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais das mais variadas áreas como psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, equitadores e policiais com treinamento técnico para a atividade, fez com que o programa fosse reconhecido e contemplado pelo fundo social da cooperativa.

É importante citar que a Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento. Além disso, faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.