O prefeito Tuta, Secretária de Administração e Finanças entre outras autoridades, juntamente com empresários e empreendedores de Ivinhema e mais 14 cidades vizinhas, participaram da Rota do Desenvolvimento, no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina.
O evento que iniciou nesta terça-feira (21), conta com mais de 40 instituições envolvidas na ação que irá até quinta-feira com 200 atividades, entre palestras, mesas de debate, workshops; além de atendimentos voltados a empresários e empreendedores.
Essa é a primeira grande ação do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) que foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja no último mês que visam promover o debate e apresentar as ferramentas necessárias para que os pequenos negócios sejam protagonistas do desenvolvimento do território, criando condições para se tornarem empresas de médio e grande porte.
A solenidade seguiu com palestra do pós-doutor em Negócios, Samy Dana que é professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), colunista em revista e sites como Folha de São Paulo, além de comentarista de economia na Globo News. O especialista em finanças falou sobre o contexto econômico nacional dos últimos cinco anos, apontou a previsão de 1,7% de encolhimento da economia para 2015, mas sem deixar de indicar o potencial para reverter a situação. “A população do Brasil é formada por 47,7% de jovens, taxa bem superior a países como Estados Unidos e China; o que representa força de trabalho e imenso potencial para consumo”, relatou Samy Dana. Outro fator apontado por ele foi a crescente demanda interna e externa por commodities.
Após a palestra teve um Talk Show com lideranças dos setores público e privado que teve a presença do prefeito Roberto Hashioka e o Deputado Estadual Renato Câmara, sobre “Desenvolvimento Econômico da Região Sudeste de MS”.
Tuta destacou que o evento também foi oportunidade dos prefeitos receberem do Sebrae o mapa de oportunidades, um levantamento realizado no município de Ivinhema há alguns dias atrás através da metodologia do DET (desenvolvimento Econômico Territorial), que poderá orientar a administração em novas oportunidades para empreender no município.
“Vamos estudar esse diagnostico com carinho para ver qual as ações podemos desenvolver para melhorar o comercio ivinhemense, para melhorar a vida dos empresários que estão com dificuldades muito grandes como o restante do país”, destacou o prefeito.
A Rota do Desenvolvimento segue com atividades. A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.