Os dois últimos meses do inverno, agosto e setembro, devem registrar mais uma queda acentuada de temperatura em Mato Grosso do Sul. Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado), novas massas de ar frio poderão derrubar os termômetros para mínimas entre 5°C e 10°C.
Apesar disso, o trimestre de agosto a outubro deve ter temperaturas médias acima do esperado.
Com base nos dados dos últimos 30 anos, as médias variam de 22°C a 24°C na maior parte do Estado; de 24°C a 26°C na região norte e nordeste; e de 18°C a 22°C nas cidades do extremo sul, próximas à fronteira com o Paraguai.
Ainda segundo o Cemtec, junho de 2025 foi mais frio e mais chuvoso que o mesmo mês em 2024.
A menor temperatura deste ano foi registrada em Sete Quedas, no dia 24 de junho: -0,9°C. Em junho do ano passado, a mínima foi de 4,7°C, em Aral Moreira, no dia 30.
Chuvas - O prognóstico climático do inverno já previa chuvas irregulares e mal distribuídas. A tendência continua na transição para a primavera e até outubro, período geralmente marcado por muito calor.
A média histórica de chuvas para o trimestre é de 200 mm a 300 mm na maior parte do Estado; de 150 mm a 200 mm nas regiões norte e nordeste; e de 300 mm a 500 mm no extremo sul.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.