Adecoagro vai instalar estações meteorológicas com tecnologia de internet das coisas

Cerca de 90% das propriedades estão conectadas com o 4G da operadora e a cobertura já atinge um milhão de hectares, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas

Cb image default
A conectividade entre as equipes de monitoramento e de colheita era o elo que faltava para a Adecoagro ter mais assertividade e rapidez na transmissão de dados.

A Adecoagro, uma das principais produtoras de alimentos e energia renovável do mundo, que já tem projeto que leva o 4G para o campo, vai investir em estações meteorológicas conectadas via rede NB-IoT. A Adecoagro já emprega aplicações e soluções em Internet das Coisas e hoje muitas áreas que englobam as unidades produtivas e fazendas no Mato Grosso do Sul estão conectadas com o 4G.

Cerca de um milhão de hectares contam com cobertura, que se estende a aproximadamente 200 mil pessoas em diversas cidades do entorno, como Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, e os Distritos de Amandina, Ipezal, Jateí e Naviraí.

O processo de transformação digital está ajudando a atingir as metas de cobertura estipuladas há cerca de três anos, elevando o uso da tecnologia para patamares que antes eram inviáveis e ampliando a eficiência de produção e uso de insumos.

“Antes do projeto, as informações sobre as atividades no campo eram repassadas para o Centro de Operações Agrícolas (COA) por pen drives, o que exigia uma ampla movimentação de pessoas e veículos nas frentes de trabalho. Agora, com o 4G TIM, essas informações chegam praticamente em tempo real logo após o processamento das linhas de colheita, promovendo agilidade, economia e conexão entre os nossos equipamentos”, ressalta Jorge Gomes, Diretor Agrícola Regional da Adecoagro no Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com Wellington Rosa, Supervisor de Tecnologia Agrícola do COA da Adecoagro, o grande diferencial do projeto desenvolvido entre a empresa e a TIM é a utilização da rede 4G em 700 MHz, a mesma tecnologia disponível em todo o país, uma frequência aberta e democrática.

“Essa integração proporciona agilidade na tomada de decisão, aumentando a eficiência e a sustentabilidade dos processos, que ganham celeridade. A conectividade entre as equipes de monitoramento e de colheita era o elo que faltava para termos mais assertividade e rapidez na transmissão de dados”, reforça.

Assim como os demais clientes da solução 4G TIM no Campo, a operação da Adecoagro conta com a ativação da tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede, além de consumir menos bateria, sendo fundamental para aplicações de Internet das Coisas. A TIM foi pioneira ao oferecer a funcionalidade aos clientes corporativos e é líder na cobertura NB-IoT no Brasil.

“O projeto com a Adecoagro começou em 2019 e, desde então, supera todos os objetivos esperados, inclusive para nós da TIM. A companhia foi uma das primeiras clientes do 4G TIM no Campo e hoje é referência em conectividade para outras indústrias, apoiando a inclusão digital das comunidades vizinhas”, conclui Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.